Lagoas do Norte leva educação ambiental para as escolas do entorno

Mais de 300 estudantes de cinco escolas conheceram um pouco mais sobre saneamento

A manhã desta quinta-feira (22) foi de cinema ambiental para os alunos do 1° ao 5° ano da Escola Cenho, localizada no bairro São Joaquim, área de intervenção do Programa Lagoas do Norte. A ação marca o encerramento do I Circuito Integrado em educação ambiental e sanitária.

Durante toda manhã, os estudantes aprenderam sobre duas vertentes do saneamento básico: abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos. Estudante do quinto ano, Anne Yasmin Ribeiro conta o que aprendeu. “Agora sei mais ainda que a gente deve economizar água e não jogar o lixo em qualquer lugar. Lá em casa fazemos isso. E agora vou reforçar ainda mais”, afirma.

A educadora ambiental do Programa Lagoas do Norte, Márcia Alencar, lembra as crianças são multiplicadores de conhecimento e precisam, desde cedo, a cuidar do meio ambiente e a preservar o patrimônio público. “Esse elo com a escola e com as crianças é importante. Elas vão chegar em casa, contar o que aprenderam para os pais e amigos. Isso as torna multiplicadoras de conhecimento”, relata.

Circuito Integrado

A ação desta quinta-feira marca o encerramento do I Circuito Integrado em educação ambiental e sanitária, realizado pelo Programa Lagoas do Norte. Durante três semanas, foram visitadas cinco escolas da área de intervenção do Programa. Mais de 300 estudantes conheceram um pouco mais sobre saneamento.

“O saneamento básico é a vitrine do Programa Lagoas do Norte. Nessas últimas semanas, reforçamos a educação ambiental, mostrando a importância do saneamento básico para crianças e jovens da região. São mais de 300 estudantes, além dos professores, que serão multiplicadores junto à família e à comunidade”, afirma o coordenador da Unidade de Projeto Socioambiental, Jorginei Moraes.

Por AsCom