Professores de teatro das escolas municipais são capacitados para despertar habilidade dos alunos

A modalidade chegou junto com a jornada de tempo integral

Novidade nas escolas municipais em 2017, as aulas de teatro vêm despertando nos estudantes um novo olhar sobre as relações com o mundo. A modalidade chegou junto com a jornada de tempo integral e, ao lado do xadrez, é uma das grandes apostas da Prefeitura de Teresina ao criar o Núcleo Diversificado, com disciplinas além da matemática e da geografia para a grade curricular das escolas.

Para garantir que os professores de teatro despertem todas as potencialidades dos alunos durante as aulas, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está realizando capacitações constantes com os professores, onde passa orientações sobre a prática pedagógica. Os encontros bimestrais são também oportunidades para a troca de experiências e despertar de novas ideias.

“Para ser um bom professor de teatro não basta ser bom ator, tem que se qualificar para ensinar e motivar os alunos”, explica a formadora Lilian Oliveira. Durante as capacitações, ela faz questão de distribuir material de leitura sobre a história do teatro e seus caminhos, com o objetivo de preparar os professores para um ensino mais completo da modalidade.

Prática na escola

Na Escola Municipal Eurípides de Aguiar, as aulas de teatro estão contribuindo com a comunicação, criatividade e socialização dos alunos. Além de deixarem a timidez de lado, alguns jovens descobriram verdadeiro talento para a atuação nos palcos. A modalidade é aliada de outras disciplinas, como as atividades de leitura, onde os alunos são estimulados a lerem fábulas e recriarem as histórias em peças teatrais.

A professora de leitura Luzia Oliveira comenta que o teatro ajuda na concentração e interpretação dos textos. “Eles ficam mais dispostos a entender as narrativas, opinam e são criativos durante a reprodução das fábulas. Essa interdisciplinaridade é a chave de uma formação mais completa dos alunos”, finaliza.

Fonte: AsCom