Teresina Mais Verde distribui mais de 13 mil mudas só em Junho

Mudas são distribuídas gratuitamente

A Coordenação de Arborização de Teresina fechou o mês de junho com o plantio e doação de 13.360 mudas de plantas. A ação foi realizada através do projeto Teresina Mais Verde, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, que tem realizado serviços de arborização e rearborização de ruas, avenidas e praças da capital. O trabalho também tem contribuído para a conscientização dos cuidados que a comunidade deve ter com o meio ambiente. 

Uma das atividades realizada no mês passado envolveram alunos da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes da Unidade Escolar Matias Olímpio, por exemplo, fizeram o plantio de mais de 250 mudas no Parque Poty, na zona Sudeste. O diretor da escola solicitou as mudas à Coordenação de Arborização que não apenas fez a doação das plantas, mas levou uma equipe para acompanhar e orientar os alunos no plantio.

“Teresina é uma cidade muito quente. Por isso a arborização é prioridade e ficamos muito satisfeitos em receber essas demandas vindas de escolas da nossa capital, pois são locais de multiplicação de atitudes positivas”, afirmou Clóvis Júnior, coordenador de Arborização.

O Parque Lagoas do Norte, Poty e Floresta Fóssil, juntos, receberam 355 mudas de árvores como Pau D’água, Oiticica, Ipês Brancos, amarelos, Ingarana, além plantas frutíferas como manga e jenipapo. Importantes vias e praças da capital já foram rearborizadas como Avenidas Frei Serafim, Maranhão, Miguel Rosa, Raul Lopes, Universitária, além de praças como a da Bandeira, Rio Branco e Pedro II, o Parque Lagoas do Norte, entre diversos outros espaços.

Clóvis explica que a Coordenação de Arborização também realiza o controle das árvores mortas, que devem ser retiradas, garantindo a segurança da população. “São feitos estudos para saber quais plantas estão em locais inapropriados ou com raízes que já não suportam o peso da planta e podem causar acidentes”

Como funciona a doação de mudas

Ao todo são três viveiros, localizados em cada região da cidade, em que a população recebe orientações e podem pegar até dez mudas como cajueiro, mangueira, tamarindo, açaí, caneleiro, ipê mirim, acácia azul, ingá, pau ferro, flamboyant, jamelão e juazeiro. os três viveiros municipais ficam nos seguintes pontos: na Zona Leste - na avenida Raul Lopes (próximo à ponte da Primavera); na Zona Norte - no Jardim Botânico e na Zona Sul - KM 7 próximo ao aterro sanitário. 

O Caminhão do Verde também percorre as comunidades distribuindo mudas de forma gratuita a todos aqueles que não podem se deslocar até os viveiros.

Por: Renato Bezerra - Assessoria