Orquestra Sinfônica de Teresina fará concerto didático nas escolas municipais

Apresentações iniciam hoje na E. M.Professor José Camilo da Silveira Filho

Três escolas da rede municipal de ensino da capital receberão a visita da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) nesta semana, começando hoje, segunda-feira (11), às 15h, pela Escola Municipal Professor José Camilo da Silveira Filho, localizada no Loteamento Planalto Uruguai, Vale Quem Tem, zona Leste da cidade.

As visitas fazem parte do projeto Ensaio Aberto. A ideia é realizar um concerto didático, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecer os instrumentos, interagir com o maestro e os músicos, escutarem clássicos da música erudita e regional, entre outras possibilidades.

“Essa atividade é de extrema importância por oferecer o conhecimento cultural através da música. Uma proposta inovadora, que vai nos permitir tocar no emocional dos alunos e quando isso ocorre, os resultados fluem melhor e com mais facilidade” diz Eliane Santos, coordenadora das Escolas de Tempo Integral.

Mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), a Orquestra Sinfônica vai às escolas numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), que, por sua vez, fez a seleção de três escolas que serão visitadas nesta edição. As unidades escolhidas são de tempo integral. Além da escola de hoje, também receberão o concerto didático a Escola Municipal Areolino Leôncio da Silva (localizada comunidade Boquinha, na zona Rural) e a Escola Municipal Eurípedes de Aguiar (bairro Marquês), na quarta (13) e na sexta-feira (15), respectivamente.

O projeto “OST nas Escolas” foi realizado pela primeira vez em 2014, visitando seis escolas. Segundo Abiel Bonfim, superintendente executivo da FMCMC e administrador da Orquestra, é mais uma importante iniciativa de cunho educativo-cultural, de maneira a aproximar a música do público, especialmente, os estudantes. “Em forma de concerto didático, a gente promove a interação entre a Orquestra e os estudantes, de modo a estimular a formação de público para a música erudita no Estado. A opção pelo formato didático estabelece uma dinâmica interativa com a plateia e funciona como uma aula sobre o funcionamento da Orquestra”, afirma.

Ao longo do concerto são tocadas músicas de compositores clássicos e melodias conhecidas, entre o erudito e o popular. Além de comentar as obras, o maestro Aurélio Melo fala sobre os instrumentos que fazem parte de uma orquestra sinfônica e responde perguntas dos estudantes.

Formada por 63 músicos, dois regentes e 14 membros na equipe de produção/técnica/apoio, a OST mantém uma programação anual repleta de atividades que movimentam a cena cultural de Teresina e de todo o Estado, com concertos a preços populares ou gratuitos, incluindo o projeto Concertos Matinais, Sinfonia nos Bairros, Sinfonia nas Praças, Ensaio Aberto, concertos com cantores convidados, além de eventuais apresentações temáticas.

Para a temporada deste ano, a Orquestra Sinfônica de Teresina conta, ainda, com uma importante parceria com o Conselho Nacional do SESI, que patrocina todas as atividades, num investimento que vai desde a produção, a manutenção da orquestra, à realização dos projetos e concertos.

Por AsCom/SEMEC