Projeto de Educação no Piauí adotado pela Semec ganha prêmio nacional de tecnologia em educação

MobiEduca.Me tem impacto positivo no combate a evasão escolar

O prêmio nacional e-Gov, iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, realizou no último dia 14 de setembro, em Porto de Galinhas (PE), a escolha dos 12 projetos que participaram da 45ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop). A premiação, criada em 2002, é a maior premiação da América Latina para o segmento e tem como objetivos reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais.

A ideia apresentada pelo MobiEduca.Me é monitorar de maneira inteligente, simples e direta a presença dos alunos nas escolas dando tranquilidade aos pais do comparecimento escolar, com o objetivo de combater a evasão escolar. A flexibilidade da plataforma permite escalar a proposta para ajudá-la a monitorar também a presença dos professores em sala de aula.

Adotado no Piauí pela Seduc e pela Prefeitura de Teresina, o MobEduca.Me já atende cerca de mais de 100 mil alunos em mais de 300 escolas piauiense. Com sua utilização a infrequência foi reduzida em cerca de 75%, atraindo os pais para as escolas, que veem no MobiEduca.Me um aliado na educação dos filhos.

Alguns fatores de sucesso do MobiEduca.Me estão relacionados ao baixo custo de manutenção dos equipamentos e serviços; a utilização de infraestrutura existente na escola, sem necessidade de reformas ou adaptações e a utilização de recursos humanos existentes na escola, com necessidades de treinamento mínimo.

A identificação com código de barras faz parte do software MobiEduca.Me que, ao constatar a falta do aluno na escola, comunica automaticamente aos pais, por meio de mensagens em seus telefones celulares, que ele não está frequentando as aulas. O programa também é utilizado para comunicação de reuniões e informações sobre o comportamento do aluno dentro da escola.

“O MobiEduca.Me é uma das medidas aplicada na educação do município que envolve a tecnologia no controle de frequência. É um sistema adotado nas unidades de ensino para controlar entrada e saída dos estudantes por meio de uma carteira eletrônica. O software é integrado ao celular dos pais ou responsáveis, que são notificados diariamente por mensagem de texto no celular sobre a rotina escolar, evitando faltas injustificadas e convidando a família para a participação direta na vida acadêmica de seus filhos” explica Irene Lustosa, secretaria executiva de ensino da Semec.

O programa

Integrando consultoria tecnológica e pedagógica de acompanhamento escolar, o sistema MobiEduca.Me traz grandes benefícios para a educação no estado, combatendo a evasão escolar e o bullying.

AsCom