Semjuv mobiliza alunos da rede pública para o "Se Liga na Ideia"

Candidatos deverão propor ideias de como enfrentar o problema dos acidentes de moto envolvendo jovens

Começando pela zona sudeste da cidade, a Secretaria Municipal da Juventude inicia o processo de mobilização dos alunos da rede pública municipal e estadual para que participem do projeto "Se Liga na Ideia" deste ano. De acordo com o titular da secretaria, Zé Filho, este ano o projeto propõe uma discussão em torno do tema "Que atitudes você tomaria para diminuir o número de motociclistas acidentados e mortos no trânsito?".

A cada ano, o "Se Liga na Ideia" propõe um tema para que os jovens desenvolvam projetos e apresentem soluções. As propostas devem ser cadastradas na plataforma digital Teresina e-você. Serão escolhidas ao final cinco propostas e cada uma receberá um prêmio de R$ 1 mil e mais R$ 10 mil para que sejam colocas em prática. Além da premiação, os candidatos que tiverem suas propostas escolhidas serão capacitados e orientados pela equipe da Semjuv na estruturação dos seus projetos.

“Nesta edição, queremos que a juventude nos ajude com ideias que possam tentar solucionar esse problema e reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motos. Dados apontam que são os jovens, a maioria entre 15 e 29 anos, as principais vítimas desses acidentes. E irmos para as escolas é uma das formas mais rápidas de chegar na juventude", afirma Zé Filho.

A mobilização começa pela zona sudeste. As primeiras escolas a serem visitadas serão o CETI Pinheiro Machado e Escola Municipal São Sebastião, nesta segunda-feira (18). Amanhã (19) é a vez do CEET José Pacífico de Moura Neto, com os alunos dos cursos de Segurança do Trabalho e Manutenção Automotiva. E encerrando a semana, na quarta-feira (20), será a vez da Escola Municipal Artur Medeiros. Na sequência, a Semjuv percorrerá escolas das demais regiões da cidade.

O assistente de apoio à Ouvidoria da Semjuv, Ismael Oliveira, explica que os jovens receberão capacitação para desenvolverem suas ideias. "Nas oficinas tentamos passar para os jovens como deve ser a construção das ideias e o que pode ser feito, como a ideia selecionada poderá ser realizada. Dentro das escolas é o melhor espaço para que possamos divulgar o projeto e também para alertar como a imprudência e a má condução levam a tantos acidentes de trânsito", destaca.
 
O que é

O Se Liga na Ideia é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude e a cada ano propõe um tema para que os jovens discutam e se engajem na descoberta de soluções, usando sua criatividade e vivência em comunidade. As ideias selecionadas são desenvolvidas sob a supervisão da secretaria, que promove capacitação e auxilia os jovens na formatação dos projetos.

Como participar

Para participar do "Se Liga na Ideia" é preciso cadastrar o projeto na plataforma Teresina e-você acessando o link http://teresinaevoce.teresina.pi.gov.br/. O cadastro deve ser feito em 500 até caracteres. Serão selecionadas 10 ideias para votação aberta na internet e as cinco mais votadas serão colocadas em prática.

Fonte: AsCom