Lançamento do livro “O Centro de Tecnologia da UFPI: trajetória histórica”

Na próxima quinta-feira, dia 07 de dezembro, às 16h, será lançado no Salão Nobre do Centro de Tecnologia CT/UFPI, o livro “O Centro de Tecnologia da UFPI: trajetória histórica”, de autoria do professor aposentado Magnaldo de Sá Cardoso, engenheiro eletricista que ajudou a fundar os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo, e fez parte da equipe que montou a matriz dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Produção da UFPI.

O livro é resultado da dissertação de mestrado do professor, que apresenta a trajetória do Centro, retratando a história do CT desde a sua fundação até os dias atuais. O material serviu de base para o vídeo produzido pela Comunicação Social da Universidade no aniversário de 40 anos do Centro de Tecnologia, realizado em 2015.

“O nosso trabalho foi baseado na história cultural, não só com aquele olhar oficial, mas aquele olhar visto de baixo, e colhemos depoimentos de servidores, ex-alunos, de professores, de diretor de centro, de pró-reitor, reitor, e conseguimos montar um documento muito fiel à realidade do CT, do percurso desde a sua criação nos SGs, SG-9 e SG-11, até chegarmos ao bonito prédio que temos hoje. A profa. Nícia Formiga, Diretora do CT, sugeriu que o nosso material fosse transformado em um livro. Nós entramos com o processo e tivemos a grata satisfação de termos sido aceitos pela Editora da UFPI (EDUFPI). Acredito que o lançamento do livro será um momento que reunirá ex-professores, diretores, alunos, nomes que fazem parte da história do nosso Centro, que ajudaram a construí-lo. Esse livro é na verdade um documento que apresenta a trajetória histórica do Centro de Tecnologia da UFPI”, explica o autor. 

Fonte: Universidade Federal do Piauí