Parceria com Instituto Ayrton Senna auxilia no processo de gestão da alfabetização

Para fortalecer essa formação do aluno, técnicos da Semec passaram por capacitações

Os coordenadores pedagógicos das unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina acabam de iniciar mais um trabalho para o fortalecimento das ações de alfabetização dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está realizando formações do Programa de Gestão da Alfabetização, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Por meio de referenciais pedagógicos e ferramentas de gestão, o Programa vai ajudar as escolas municipais no oferecimento de melhores condições para os alunos aprenderem não só letras e números, mas para um desenvolvimento físico, socioemocional e cognitivo mais amplo.

Para fortalecer essa formação integral do aluno, técnicos da Semec passaram por capacitações com especialistas do Instituto e agora são multiplicadores. Assim, os técnicos da Rede podem apoiar gestores e professores a partir de um cronograma de formações, incentivando para que esses protagonizem a inovação das políticas de alfabetização.

O Programa atinge diretamente as turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental. Segundo a coordenadora dos Anos Iniciais na Semec, Luzia Carvalho, uma das principais estratégias dessa solução educacional é levar as crianças a manifestarem seus potenciais, interagindo com o mundo de forma transformadora. “Entendemos que a alfabetização é um processo de desenvolvimento integral do aluno, portanto precisamos de ações conjuntas, que respeitem o método dos educadores, mas com acompanhamento sistemático de cada aluno”, declara.

Fonte: AsCom PMT