Hospital da Primavera inova com envio de mensagens SMS para usuários do SUS

Na mensagem é informado sobre data e horário que usuários devem comparecer para consulta

O Hospital da Primavera, zona Norte da capital, implantou um serviço inovador na área da saúde pública municipal. Aqueles pacientes que têm consulta eletiva marcada para a unidade de saúde são avisados, via mensagem de texto para celular, SMS, da data e horário que precisam comparecer para serem consultados.

“Nós percebemos que quase 40% daqueles pacientes que tinham consultas agendadas para especialistas não compareciam às consultas. Fizemos então uma pesquisa via ligação telefônica, e eles nos relataram que faltaram por desconhecimento do dia e hora da consulta”, afirma Marlene Moura Fé, diretora do Hospital da Primavera.

Ela explica ainda que algumas consultas que vão para a regulação da Central do SUS demoram alguns dias para serem agendadas e o serviço de envio de SMS ao paciente se torna uma forma eficaz de avisar aquele paciente o dia e horários corretos da consulta. “Também avisamos sobre o resultado de exames de alta complexidade para que o paciente saiba o dia correto de pegar seu exame e agilize seu tratamento”, diz Marlene Moura Fé.

Quando o paciente recebe o SMS, na mensagem de texto além do dia e horário da consulta é informado um número de telefone que ele pode entrar em contato e pegar mais informações. “É o número aqui do SAME da unidade, onde temos funcionários capacitados para informar nossos pacientes”, fala Marlene.

Fonte: AsCom PMT