Mais de 90 alunos participarão do V Circuito Semec de Xadrez

Estudantes se enfrentam em diferentes rodadas e seguem as regras de um jogo profissional

Tudo pronto para a 5ª edição da maior disputa de xadrez organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para testar as habilidades dos estudantes na modalidade, que é um verdadeiro sucesso nas escolas da Prefeitura de Teresina. A primeira etapa do V Circuito Semec de Xadrez já está marcada para sexta-feira (8), no Centro de Formação Odilon Nunes.

A competição vai reunir 91 alunos de 18 escolas municipais, incluindo três de zona rural. São meninas e meninos de 9 a 17 anos disputando nas categorias mirim, infantil e infanto. Além de estimular integração, concentração e raciocínio lógico, o circuito conta como etapa classificatória para uma competição nacional.

De acordo com Rosana Rodrigues, da Divisão de Esportes da Semec, a competição está dividida em três etapas e deve seguir até dezembro, mas o bom desempenho já será decisivo na primeira etapa.

“Buscamos incentivar a prática do xadrez nas escolas, pois esse é um aliado da educação em diversos aspectos. Os estudantes gostam e levam a sério, por isso a primeira fase do circuito já classifica os campeões para a seletiva da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi)”, explica Rosana. A nacional acontece em Natal (RN) com os melhores do país nas categorias infantil e infanto.

No circuito, os estudantes se enfrentam em diferentes rodadas e seguem as regras de um jogo profissional. O sistema de pontos é contabilizado segundo o sistema internacional de xadrez. Durante o confronto, os coordenadores lembram aos jovens a importância de seguir as regras, respeitar o adversário e competir de forma amistosa.

Fonte: AsCom PMT