Projeto Sou Capaz qualifica jovens para o mercado de trabalho

Serão capacitados 125 jovens na primeira etapa

A oportunidade do primeiro emprego para jovens teresinenses. Esse é o objetivo do Projeto Sou Capaz, lançado nessa terça-feira (14), no Teatro do Boi. Uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e da Fundação Wall Ferraz (FWF), o projeto oferece cursos profissionalizantes a jovens de 18 a 24 anos, moradores dos bairros que formam o complexo Lagoas do Norte.

Nesta primeira etapa, como experiência piloto, o projeto irá capacitar 125 jovens, com cursos na área de gestão e beleza, como: operador de caixa, operador de call center, operador de microcomputador e corte de cabelo masculino e barbearia. As aulas irão acontecer na sede administrativa do Parque Lagoas do Norte e nos Centros de Capacitação dos bairros Poty Velho, Itaperu, Matadouro e Parque Alvorada.

Maria Clara Barbosa de Freitas, de 19 anos, é uma das participantes do programa e conta qual a sua expectativa para o curso. “É uma honra muito grande. Eu fui privilegiada em ser uma das participantes. Acredito que será um curso excelente em que poderei adquirir conhecimento e conseguir um espaço no mercado de trabalho”.

O projeto pertence a um dos eixos de atuação do programa Vila Bairro Segurança, coordenado pela Semcaspi.

Segundo o secretário da pasta, Samuel Silveira, a “ação faz parte de uma estratégia integrada que visa à diminuição da criminalidade e melhoria na segurança. Nós queremos oferecer oportunidades a estes jovens, proporcionando a chance de se qualificar e conquistar o primeiro emprego. É um projeto que beneficia a toda a comunidade, com mais emprego, mais educação e mais segurança”, conclui.

Fonte: Ascom/Semcaspi