Alfabetiza Teresina: rede municipal analisa resultados de leitura e escrita

Objetivo é apoiar as ações já desenvolvidas nas escolas e propor novidades para o projeto

Os estudantes das escolas municipais da capital estão elevando seus níveis de leitura e escrita a partir do projeto Alfabetiza Teresina. Nesta terça-feira (20), diretores das unidades de ensino que desenvolvem as ações do projeto passaram a manhã em reunião com o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para apresentarem dados concretos sobre essa evolução.

O foco do projeto criado pela Prefeitura de Teresina são as turmas de 1º ano do ensino fundamental, estimulando a prática diária da leitura. Usando muita criatividade e um planejamento estratégico, as escolas realizaram uma série de atividades voltadas para essas habilidades no ano de 2018.

A coordenadora do Alfabetiza Teresina, Carmem Portela, explica que o objetivo era apoiar as ações que as escolas já realizavam, dando novas ideias e monitorando de perto os resultados. “Os professores utilizam a criatividade para envolver os alunos em brincadeiras, leituras coletivas, atividades que tornem prazeroso o hábito de ler. Acompanhamos essas intervenções durante todo o ano, agora estamos analisando os resultados em números”, afirma.

O secretário de Educação fez questão de convidar escola por escola para uma apresentação detalhada dos resultados, inclusive por aluno. A meta é superar os desafios até alcançar a leitura com e escrita com fluência de todos. “Nenhum vai ficar para trás”, destaca Montezuma.

Na Escola Municipal Mário Faustino, por exemplo, o esforço a mais na alfabetização das crianças já vem rendendo bons frutos. A unidade de ensino, que fica situada no bairro Pedra Mole, conseguiu 76% dos alunos do 1º ano lendo com fluência. Só de julho a outubro, a turma com maior dificuldade, que apresentava praticamente 0% de habilidades com a escrita, avançou para 65%, configurando um novo cenário de aprendizagem.

“Temos muito para avançar ainda e estamos trabalhando todos os dias com esse objetivo. Só consideramos que o ano foi bem sucedido se todas as crianças aprenderem com qualidade, superando as metas. O Alfabetiza Teresina tem sido um ganho na nossa escola, eles estão cada vez mais apaixonados pelo mundo da leitura”, conclui a diretora Marinalva Barbosa.

Fonte: AsCom PMT