Firmino Filho participa de missão na França sobre desenvolvimento e sustentabilidade

Prefeito de Teresina busca estreitar parceria com a agência européia na busca por investimentos 

O prefeito Firmino Filho viaja para Paris (França) nesta terça-feira (06) onde participará de uma missão junto com outros prefeitos brasileiros. Os gestores são convidados da Agence Française de Developpement para conhecerem projetos de desenvolvimento sustentável no país europeu e a intenção de Firmino Filho é estreitar parcerias com a agência européia, buscando investimentos para a capital piauiense. 

Na agenda da missão estão palestras sobre saneamento básico, tratamento de resíduos sólidos, intermodalidade na rede de transporte público e iluminação pública.

A maior parte da programação acontecerá no Ministério da Economia e Finanças, em Paris. O grupo será recebido por Gèrard Wolf, presidente da Task Force Cidades Sustentáveis do MEDEF (Movimento de Empresas da França). 

“Temos uma parceria da Prefeitura de Teresina com a Agência Francesa de Desenvolvimento na área tecnológica, na utilização de uma tecnologia para monitorar o sistema de transporte coletivo da cidade. Esse projeto está em andamento e é inovador, mas ainda de pouca monta. O que queremos é expandir essa parceria com a agência francesa e para que essa expansão venha a acontecer nós temos que nos aproximar e essa viagem também servirá para isso”, disse o prefeito.

Dentre os assuntos apresentados aos integrantes da missão estão alguns projetos desenvolvidos naquele país, aliando Parcerias Público Privadas, concessões e modelos de consórcios entre municípios para desenvolvimento de ações sustentáveis.

“Todas essas organizações internacionais têm uma capacidade grande de apoio a prefeituras, haja visto o que aconteceu com o Banco Mundial e o Lagoas do Norte, assim como também o CAF, que está financiando quase R$ 180 milhões de investimentos na cidade. Estamos plantando uma semente para gestões futuras e acreditamos na possibilidade de fazer financiamentos mais substanciais com essa agência”, finalizou Firmino Filho.

Fonte: AsCom PMT