Teresina distribuiu gratuitamente 2 mil óculos pelo SUS em 2018

Usuário deve solicitar consulta junto a UBS da região

Pessoas com problemas de visão podem adquirir seus óculos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço já distribuiu gratuitamente quase dois mil óculos somente no ano de 2018.

A distribuição de óculos – armações e lentes – é financiada por meio de contrapartida entre município e Ministério da Saúde. Segundo Kaline Frazão, chefe do Núcleo de Órteses e Próteses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), são autorizadas mensalmente 300 peças, produzidas por ótica vencedora de licitação.

“De janeiro a outubro deste ano, foram 1989 peças foram produzidas e entregues aos usuários do SUS”, disse a chefe de núcleo. Ela conta que a maior demanda é para lentes do tipo progressiva, com 1411 óculos. Em seguida, vêm as lentes simples (com 458 peças produzidas) e as do tipo bifocal (67) e hilight (53 peças).

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve solicitar uma consulta na Unidade Básica de Saúde para uma das clínicas conveniadas pelo SUS e necessitar de lentes acima de meio grau. O médico dará uma receita oftalmológica e o usuário será orientado para se dirigir à Central do SUS portando documentos como RG, CPF, Cartão SUS, título de eleitor e comprovante de endereço. Uma vez autorizado, ele pode se dirigir à ótica conveniada para escolher sua armação.

Kaline Frazão ressalta que o serviço é exclusivo para residentes em Teresina. Para isso, é pedida também uma comprovação de residência, por meio de ficha do e-SUS que comprova seu cadastro na Estratégia Saúde da Família. “Esta ficha pode ser adquirida na Unidade Básica de Saúde onde o usuário é atendido”, afirma a chefe de núcleo.

Fonte: AsCom PMT