Alunos e escolas são premiados por trabalho sobre educação no trânsito

Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito foi entregue na noite desta terça-feira (18)

Entre os vencedores do VII Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito, três estudantes e duas unidades de ensino da Rede Municipal receberam na noite dessa terça-feira (18) troféus e certificados de destaque por trabalhos desenvolvidos com a temática. O evento aconteceu no Teatro João Paulo II, zona sudeste da capital.

A premiação é um estímulo à reflexão sobre o comportamento no trânsito, além de incentivar produções em diversas categorias para divulgar as boas práticas que tornam o trânsito mais seguro. “É uma bela iniciativa da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, que traz a tona esse tema e envolve públicos diversos. Nossas escolas sempre participam e costumam fazer bonito, ficando entre os primeiros colocados”, comenta Audea Lima, da Coordenação de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O Centro Municipal de Educação Infantil Francisca Marques, inaugurado há pouco mais de dois anos, ficou com o primeiro lugar na categoria Escola, subcategoria Escola Pública. O projeto “Trânsito, responsabilidade social”, surgiu de uma demanda do CMEI para a implantação de uma faixa de pedestre, mas cresceu ao ponto de envolver toda a comunidade em um processo de conscientização sobre o respeito às leis, uso dos equipamentos de segurança e a responsabilidade na condução dos veículos.

“Cada criança virou um pequeno agente de trânsito, fiscalizando os pais e mostrando a importância de respeitar as sinalizações. Esse era nosso objetivo, extrapolar os muros da escola para sensibilizar o maior número possível de motoristas e pedestres. A conquista do prêmio revela o sucesso dessa ação”, declara a diretora Ana Zélia.

Ainda na categoria Escola, o segundo lugar foi para o Centro Municipal de Educação Infantil Alda Maria de Almendra Freitas Castelo Branco, com o Projeto “Trânsito seguro começa em casa”, também premiado em edições anteriores.

Já na categoria Aluno, o primeiro lugar da subcategoria Educação Infantil foi o Mayran Rynaldo, do CMEI Valquíria Ferraz. A vice-campeã foi a Noemi Sophia Coutinho, do CMEI Planalto Uruguai. A aluna Vitória Rodrigues Paz, da Escola Municipal Delfina Borralho Boavista, foi campeã do 7º ao 9º ano do ensino fundamental com uma produção textual surpreendente.

Fonte: AsCom Portal PMT