Fundação Lemann promove capacitação em Gestão de Sala de Aula para pedagogos

Para construir uma cultura escolar de planejamento e observação a Prefeitura de Teresina e seus parceiros educacionais estão oferecendo um curso gratuito aos coordenadores pedagógicos das escolas municipais. O curso Gestão de Sala de Aula faz parte do Programa Formar, desenvolvido pela renomada Fundação Lemann, e está sendo realizado junto com a Elos Educacional.

Hoje e amanhã (30) um total de 130 pedagogos do Ensino Fundamental está no Centro de Formação Professor Odilon Nunes participando de aula presencial do curso. A ideia é trabalhar na superação dos desafios de sala de aula a partir de situações práticas e reais, elevando as expectativas de aprendizagem dos alunos, além de otimizar o uso do tempo.

Segundo Alex Moreira Roberto, coordenadora de projetos da Elos, o curso é um investimento no sentido de organizar a sala de aula para que todos os alunos aprendam. “O curso de Gestão em Sala de Aula com formadores pedagógicos foca em ajudar esse coordenador pedagógico para melhorar e qualificar a formação dos professores via observação de aula e feedback informativo e qualificar os momentos das reuniões pedagógicas”, explicou.

Alex destaca sobre os temas a serem trabalhados durante todo o curso. “Serão aulas presenciais e semipresenciais. Hoje estamos realizando a entrega do material a ser trabalhado com os coordenadores pedagógicos. Os temas trabalhados serão: A teoria do alinhamento construtivo, que orienta sobre o que é uma boa aula e o que o professor tem que fazer para ter uma boa aula, planejamento, leitura, cultura e clima escolar, alta expectativa de aprendizagem, avaliação, perguntas e intervenções, além de trabalhar também técnicas didáticas, que irão orientar os professores a preparar na prática as aulas”, disse.

Os coordenadores pedagógicos foram divididos em quatro grupos para vivenciarem melhor as atividades. A ideia é superar os desafios que ainda permeiam a temática. “O objetivo é melhorar a prática da gestão de sala de aula para melhorar o desempenho dos alunos”, explicou a coordenadora de supervisão pedagógica Celina Lira.

Fonte: AsCom/SEMEC PMT