Prefeito participa do Teresina em Ação no bairro Colorado

O prefeito Firmino Filho participou na manhã deste sábado (27) da 19ª edição do Teresina em Ação, evento de cidadania e prestação de serviços realizado pela Prefeitura de Teresina e pela TV Clube. A manhã de cidadania acontece no bairro Colorado, zona Sudeste da capital, e reúne milhares de pessoas. Ao todo, são 35 instituições colaboradoras e 540 voluntários mobilizados para oferecer mais de 150 serviços nas áreas de saúde, cidadania, cultura e lazer.

“É uma alegria participar desse evento de prestação de serviços da Prefeitura e de vários outros órgãos que ajuda a população a resolver várias pendências. Podemos ver aqui uma grande quantidade de pessoas que aproveitam a manhã de sábado para tirar documentos, aprender mais sobre saúde, combate à dengue, educação e outras coisas”, disse Firmino.

Esta edição conta com a novidade do serviço de conscientização e prevenção oferecidos pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com a abertura de processos por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste) e com os esclarecimentos sobre exames de DNA, por parte do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Também são ofertados os serviços tradicionalmente inclusos como a distribuição de preservativos, verificação de pressão arterial e emissão de 1ª e 2ª vias do RG, além de apresentações musicais e de bonecos.

Maria de Lourdes Moura, moradora do Dirceu, acordou cedo para tentar tirar a segunda via da Carteira de Trabalho. “Fico muito satisfeita com essa facilidade de tirar um documento importante tão perto de casa, sem precisar me deslocar até o centro. Vou aproveitar também para pegar umas mudas de plantas e verificar minha pressão arterial”, disse.

Segundo os dados fornecidos pela coordenação de Políticas Integradas da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), a estimativa é que sejam realizados cerca de 20.000 atendimentos.

O Teresina em Ação é realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi, e pela TV Clube. Foram cerca de 350 mil atendimentos entre 2017 e 2019, com mais de 500 voluntários por edição.

Fonte: AsCom PMT