Strans fará pesquisa com 11 mil residências para elaborar plano de mobilidade

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realiza questionário com a população para a elaboração do novo plano de Mobilidade Urbana de Teresina. Os entrevistados responderão a questionários. As respostas serão usadas como base para elaboração do projeto. 

De acordo com dados do Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), Teresina possui 472 veículos. Isso representa um veículo para cada dois habitantes. A falta de um plano de mobilidade leva a problemas como engarrafamentos e ônibus lotados. São mais de 6 milhões de passagens por mês de usuários do transporte coletivo na capital.

O coordenador da pesquisa de campo, Élder Paixão, afirma que a Strans quer saber o perfil da população. Por meio desse perfil, serão apresentadas propostas para a mobilidade da cidade. 
“Vão ser coletadas características em domicílio. Quantas pessoas vivem em família, idades, que tipo de transporte usam para deslocamento. Tudo isso será coletado para tratar esses dados”, destaco.

A proposta do plano foca a sustentabilidade. Uma das metas é reduzir o número de carros circulando e priorizar o transporte público. Os problemas serão discutidos com outras instituições como o Ministério Público. As ações serão realizadas levando em consideração o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). 
As pesquisas serão realizadas em 11 mil residências em todas as zonas da cidade. e deve ser finalizado no próximo ano. As casas serão escolhidas por sorteios. 

Fonte: Lídia Brito - Com informações da TV Cidade Verde