Empreendedorismo será disciplina nas escolas de tempo integral da Prefeitura

A partir de 2020, as escolas municipais de Teresina que funcionam em tempo integral terão em sua grade curricular a disciplina de empreendedorismo, com o objetivo de estimular os jovens a idealizar, criar e gerir negócios. O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o Sebrae/PI.

A implementação da disciplina é parte das adequações à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Teresina é pioneira nesse aspecto e já tem levado para a prática as novas orientações. A educação empreendedora é uma dessas novidades, por isso começa a ser desenvolvida nas unidades de ensino da Rede Municipal no próximo ano.

Para apoiar os alunos nessa nova jornada de aprendizado, consultores do Sebrae estão preparando os professores das turmas de 3º, 4º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Após três meses de aula, os estudantes já devem mostrar o que aprenderam em uma feira, pensada para socializar produções da turma.

“Empreendedorismo não deve ser trabalhado apenas com adultos, a ideia de empreender é ensinamento de vida, portanto devemos começar a discutir com as crianças”, destaca a coordenadora das escolas de tempo integral da Semec, Eliane Santos. Segundo ela, a rica parceria com o Sebrae contribui para atender uma demanda da sociedade contemporânea. “Não vamos esperar que o espírito empreendedor seja algo nato, mas que seja cultivado na escola. Muitos já demostram afinidade, com a parceria qualificada vamos aprimorar essa habilidade”, finaliza.

Fonte: Ascom/Semec