Quase 400 professores são vacinados contra a gripe em posto drive thru

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Centro Universitário UNINOVAFAPI, realizou nesta quarta-feira (08) a vacinação contra a gripe em professores da rede pública e privada através de posto drive thru. Durante todo o dia, foram vacinadas 378 pessoas.

Em 2020, a vacina contra a gripe protege contra três vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. O objetivo da imunização é evitar ou diminuir o número de internações e mortes por infecções primárias e secundárias.

As doses estão disponíveis em 65 Unidades Básicas de Saúde, Centro Lineu Araújo e Hospital Infantil. “A vacina é composta por vírus inativado, é segura, previne a doença e também complicações de saúde. Nesse momento, alertamos que 33.328 crianças, 5.996 mil professores, 5.409 gestantes e 1.032 mães no pós-parto ainda não se vacinaram”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Amariles Borba.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Seu agravamento pode levar à morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, como crianças menores de 6 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. “A imunização dos grupos prioritários contra a influenza é importante porque a doença pode levar a complicações como a pneumonia, causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana oportunista”, ressalta Amariles Borba.

Fonte: Ascom/FMS