Alunos em alfabetização na Rede Municipal de Teresina assistem aulas de reforço na TV

Alunos do ciclo de alfabetização das escolas da Prefeitura Municipal de Teresina estão recebendo aulas de reforço no regime de atividades não presenciais. A programação é do Alfa e Beto na TV, que oferece apoio aos alunos do II Período da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, que ainda estão na condição de “não leitores”. A transmissão acontece diariamente através da Rede Vida Educação.

Na Educação Infantil, cerca de 2 mil alunos de 178 unidades de ensino participam das atividades. Nas turmas do Ensino Fundamental, 305 alunos, de 28 escolas, assistem às aulas com acompanhamento direto dos Assistentes de Alfabetização do município. Todos os dias, os assistentes motivam as crianças para que participem ativamente das ações no contraturno escolar. O objetivo é oferecer mais uma oportunidade aos alunos que não conseguiram desenvolver as habilidades básicas de leitura e escrita.

“O reforço na alfabetização não é novidade em Teresina, mas pela primeira vez temos essa ação acontecendo totalmente de forma virtual”, conta a coordenadora de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Carmem Portela. Segundo ela, já é uma prática na Rede Municipal de Teresina oferecer atendimento aos alunos por meio de intervenções individualizadas, realizadas pelo Assistente de Alfabetização, com o propósito de reforçar o trabalho pedagógico nas dificuldades vivenciadas pelos alunos. “Isso acontecia no ensino presencial e não poderia ser negligenciado no ensino remoto”, completa Carmem.

As aulas tiveram início em outubro e seguem até o fim do ano letivo, em fevereiro. A programação inclui vídeos didáticos, jogos e atividades que motivam a participação dos alunos. Os mais desmotivados são chamados individualmente pelos Assistentes de Alfabetização e estimulados a continuar tentando.

Fonte: Ascom/SEMEC