Em Teresina, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estão acima da média nos níveis de aprendizagem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que mostram as dificuldades de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, em todo o Brasil, com as habilidades básicas de leitura, escrita e matemática. Na contramão dos resultados nacionais, Teresina apresenta números positivos no ciclo de alfabetização.

A capital possui um sistema de avaliação próprio, conduzido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), que permite analisar os níveis de aprendizagem dos alunos da Rede Municipal. Em 2019, 97% dos alunos concluíram o 2º ano lendo com fluência e escrevendo textos com coerência. Na matemática, 86% dos alunos eram capazes de resolver problemas esperados para essa etapa.

“Ter essa avaliação própria nos dá informações sobre o que os alunos já sabem e, principalmente, o que eles precisam aprender, e a partir disso realizamos um planejamento com intervenções pedagógicas adequadas para a superação das dificuldades. Os dados mostram que os alunos das escolas municipais de Teresina estão acima da média nos níveis de aprendizagem”, explica Giovanna Saraiva, coordenadora de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Boa parte dos mais de 5 milhões de estudantes brasileiros estão com rendimento abaixo do esperado para esse ano escolar. “O MEC ainda não disponibilizou o desempenho dos alunos por município, já que as turmas do 2º ano foram avaliadas pela primeira vez, de forma amostral. Mas, como temos um sistema próprio de avaliação, já podemos comemorar o desempenho dos nossos alunos”, acrescenta Giovanna.

Fonte: Ascom/SEMEC