Prefeito entrega nova CMEI e alcança marca de 30 creches inauguradas em oito anos

O prefeito Firmino Filho inaugurou, nesta sexta-feira (18), a trigésima creche implantada pela Prefeitura de Teresina no período de 2013 a 2020. O Centro Municipal de Educação Infantil Eduardo Campos fica localizado no Residencial Santa Isabel, zona Leste, e atenderá 250 alunos de 6 meses a 5 anos, com berçário de tempo integral. Ao todo, a capital conta com 167 creches. Ainda nesta manhã, foram entregues também as ampliações de outras duas unidades na zona Sul.

“Com essa inauguração, fechamos 30 creches entregues à população, o que aumentou consideravelmente a capacidade de atendimento da educação infantil na cidade. Também ampliamos a oferta em inúmeras unidades já implantadas”, destacou o prefeito.

O CMEI Eduardo Campos tem capacidade para atender 250 alunos de 6 meses a 5 anos, com berçário de tempo integral. Com investimento de R$ 2,1 milhões oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Prefeitura de Teresina, o CMEI possui oito salas de aulas climatizadas, pátio coberto e sala multimídia. O nome é uma homenagem a Eduardo Henrique Accioly Campos, economista e ex-governador de Pernambuco, candidato a presidência da república em 2014.

A secretária municipal de Educação, Kátia Dantas, ressalta que o alto nível de qualidade das creches municipais, com estrutura e material de construção diferenciados, permitem mais conforto e uma melhor experiência para todos. “Quando o professor e o aluno têm um espaço adequado à sua disposição, o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve de forma mais eficaz. Isso reflete diretamente nos resultados positivos que alcançamos nos índices de avaliação da educação”, explica.

O prefeito entregou também as ampliações de duas creches na zona Sul. Os CMEIs Tia Francisquinha e Bom Jesus/Wall Ferraz ganharam mais salas de aula climatizadas, banheiros novos, cantina e pátio coberto. O investimento nas duas obras foi superior a R$ 900 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Teresina.

A dona de casa Andreia Santos tem um filho de cinco anos que já está matriculado no CMEI Tia Francisquinha há dois. Ela comemora as melhorias na creche e comenta como é bom para a educação do seu filho ter uma escola bem estruturada como essa. “Ele entra aqui às 7h da manhã, sai às 11h20 e têm um ótimo aproveitamento. A equipe da creche também está de parabéns, as professoras são ótimas e têm elogiado bastante a evolução do meu filho nos estudos. É muito gratificante”, comentou durante a solenidade de inauguração.

Fonte: Rômulo Piauilino