Prefeitura de Teresina construiu quatro novos parques ambientais nos últimos oito anos

Os parques ambientais são áreas que impactam positivamente na qualidade de vida das cidades, desempenhando funções de lazer, esporte, cultura, recreação e equilíbrio ecológico. Na capital, somente nos últimos oito anos, a Prefeitura de Teresina entregou à população quatro novos parques ambientais, que têm atraído cada vez mais frequentadores

Dentre esses novos espaços estão o Parque da Cidadania, Parque Ambiental Matias Matos, Parque Ambiental da Macaúba e Parque Lagoas do Norte. São equipamentos públicos que têm proporcionado aos moradores mais contato com a natureza, gerando benefícios sociais, psicológicos e físicos.

“O nosso sentimento é de que os parques ambientais de Teresina têm favorecido de modo significativo para reduzir o sedentarismo, diminuir os níveis de estresse gerado pelo cotidiano no meio urbano e permitir mais momentos de interação com a natureza. Isso, sem dúvida, significa muito mais qualidade de vida para a nossa população, sendo esse o maior propósito da Prefeitura de Teresina ao realizar essas grandes obras nos últimos anos”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) Olavo Braz.

Inaugurado em 2016, o Parque da Cidadania é um dos espaços mais frequentados em Teresina e de fácil acesso em Teresina, no cruzamento das avenidas Frei Serafim com Avenida Miguel Rosa. Com uma área de 8,3 hectares, o local com estrutura destinada para manifestações culturais, atividades de lazer, recreação e esportes, além de contar com cenários ideais para ensaios fotográficos, aniversários, piqueniques e práticas de atividades de relaxamento.

O Parque da Cidadania também possui lanchonetes, um lago, fontes luminosas, espelho d´água, pergolados, palco com camarim e banheiros, anfiteatro com capacidade para 1.500 pessoas, além de acesso a rede à internet, estacionamento com capacidade para mais de 280 veículos e uma Galeria de Arte Santeira com acervo composto por mais 50 obras esculpidas em madeira por grandes artesãos da capital.

O Parque Ambiental Matias Matos, mais conhecido como Lagoa do Mocambinho, é outra grande intervenção urbanística realizada nos últimos anos na capital, por meio do Programa Lagoas do Norte. A obra mudou a realidade das comunidades que residem em suas imediações, já que antes o local era utilizado como um grande ponto de descarte irregular de lixo. Entregue à população em 2019, o parque possui uma área de 4,9 hectares, onde estão dispostas quadras para múltiplas práticas esportivas (futebol de areia e society, badminton e basquete), ciclovias, playground, pista de caminhada, academia popular, quiosques, prédio administrativo, palco para apresentações culturais e área contemplativa no entorno da lagoa, com grama natural para oferecer mais conforto aos visitantes.

O Parque Ambiental da Macaúba é mais um dos espaços criados para oferecer mais qualidade de vida para a população, inaugurado em 2019. O parque possui 7 mil metros quadrados, onde é possível encontrar pista de caminhada, academia popular, palco para apresentações culturais, um campo de futebol com alambrado e iluminação e quiosque para venda de lanches. A estruturação do local era uma das grandes demandas dos moradores da região Sul da cidade, que agora usufruem cotidianamente desse equipamento público.

Outra grande intervenção que modificou a paisagem e transformou intensamente a vida de moradores da zona Norte foi o Parque Lagoas do Norte, inaugurado pela Prefeitura de Teresina em 2012. Além da limpeza das lagoas Cabrinha e Lourival, nos bairros Matadouro e São Joaquim, e revitalização da fauna e flora, essa obra englobou tudo que é relativo à melhoria de vida das pessoas: saneamento, saúde, cultura, religiosidade, educação, esporte, lazer e moradia digna.

Como todas as concepções de projetos do Programa Lagoas do Norte, o parque tem uma estrutura linear em 7Km de extensão, composto por bicicletário, anfiteatro, quadra de areia, estação de transbordo, quadras poliesportivas, horta comunitária, Centro Municipal de Educação Infantil, pista de skate, estação elevatória, campo de futebol, Praça dos Orixás, Batalhão da Polícia Militar e sistema de videomonitoramento que auxilia na segurança da região.

Além de investir na criação de novos parques ambientais, a Prefeitura de Teresina também tem realizado melhorias em parques já existentes, a exemplo do Parque Ambiental Encontro dos Rios, que foi requalificado em 2018, por meio do Programa Lagoas do Norte. Ao percorrer o local, os visitantes têm à disposição uma área urbanizada e bem iluminada, onde podem ter acesso a um bicicletário e trilha projetada. As mudanças resultaram em um espaço de turismo e lazer mais agradáveis para o público estreitar sua relação com o meio ambiente e a nossa cidade.

Fonte: Ascom/SEMAM