Prefeitura inaugura UBS que oferece atendimento com médicos especialistas

A Prefeitura de Teresina inaugurou, nesta quarta-feira (23), a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital que terá médicos especialistas, além de equipes de Estratégia de Saúde da Família. Quem procurar a UBS José Ivaldo de Oliveira, localizada no bairro Gurupi, poderá contar com o serviço de consulta nas áreas de cardiologia, endocrinologia, dermatologia, psiquiatria e ginecologia. A obra foi entregue hoje, durante solenidade com a presença do prefeito Firmino FIlho.

Além dos atendimentos básicos, a Unidade de Saúde poderá realizar atendimento a pacientes encaminhados por profissionais das UBSs da região Sudeste para consultas com médicos de diferentes especialidades. “É uma alegria poder entregar para a população essa UBS ampliada, que vai contar com novas especialidades e que vai fazer parte do processo de descentralização das várias especialidades de Teresina”, disse o prefeito Firmino Filho, que participou da inauguração. A UBS irá atender a população dos bairros Gurupi e Alto da Ressurreição, beneficiando cerca de 6 mil pessoas.

A Unidade leva o nome do médico José Ivaldo de Oliveira, que faleceu no dia 31 de julho, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele ocupava o cargo de diretor clínico no SAMU de Teresina, tendo atuado como médico urgentista desde a criação do órgão, em 2004.

A população da zona Sudeste ganhou uma segunda UBS, que também foi inaugurada nesta quarta-feira. A Unidade, que fica no Parque Poti, vai beneficiar cerca de 7.800 pessoas e irá atender a população residente nos bairros Vila Poti, Residencial Firmino Filho e Residencial Araguaia. A estrutura da UBS obedece aos padrões do Ministério da Saúde. Trabalharão no local duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentistas. “Estas são obras que estão sendo entregues no final do mandato, e a gente tem muito que agradecer a equipe porque em meio a uma crise sanitária sem precedentes, talvez a maior crise sanitária da nossa história contemporânea, os trabalhos continuaram, a prova são estas inaugurações”, disse o presidente da FMS, Moura Neto.

Para o diretor de Atenção Básica da FMS, Cledson Batista, é importante que se priorize a atenção básica, que é a porta de entrada dos pacientes. “Com essas novas estruturas a comunidade vai poder ter acesso a serviços de saúde com mais qualidade e os profissionais vão poder oferecer um atendimento melhor, porque a infraestrutura proporciona isso”, afirmou.

A UBS do Parque Poti leva o nome do médico Pedro Moreira Sobrinho. O Dr. Pedro, como era conhecido, nasceu em Oeiras, formou-se na Universidade Federal do Piauí (UFPI) ao mesmo tempo em que trabalhava na Caixa Econômica Federal. Como Médico caracterizou-se pelo profissionalismo cordial, pelo tempo de conversa com o paciente. Sua outra paixão era agricultura.

Fonte: Rômulo Piauilino - Assessoria de Imprensa