Zona rural é beneficiada com a primeira unidade do Amor de Tia

O Prefeito Firmino Filho entregou a primeira unidade da zona rural do projeto Amor de Tia, localizada no Povoado Salobro, região Sul da capital. O serviço, que já está todo equipado para iniciar o funcionamento, é projetado para atender 100 mulheres e 100 crianças, nos turnos manhã e tarde.

O chefe do executivo municipal destacou que essa é a terceira unidade do Projeto instalada na capital. “Esse é um projeto inovador que dá atenção à mãe, para que ela possa se qualificar, além de possibilitar que ela passe por todo um processo de fortalecimento de suas relações familiares, mas também dá toda uma atenção a criança. O projeto tem a abordagem integrada, criando assim toda uma sinergia no relacionamento entre mãe e filho”, afirma o prefeito Firmino Filho.

O local conta com quatro salas nominais, cada uma com um objetivo diferente. No espaço “Diversão” é trabalhado o lúdico, além de ser utilizado como ambiente de integração das brincadeiras. O “Imaginação” é voltado para a criatividade, aprendizagem e o imaginar. O espaço “Empodere-se” tem como finalidade permitir que as mulheres reconheçam as suas potencialidades. Já o “Aconchego” será utilizado para acalentar, em caso de alteração ou choro das crianças, como também para uso com as mulheres que estiverem precisando conversar, desabafar.

Para a nova unidade, a novidade é a instalação de uma academia popular. O espaço será destinado para o atendimento às mulheres, com o objetivo de trabalhar a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida. A academia também ficará aberta para a comunidade. Outra novidade do local é o redódromo, ambiente que marca a identidade nordestina.

“Os Amores de Tia são espaços de empoderamento feminino através da qualificação profissional, do cuidado com a autoestima, da saúde mental e também o cuidado com as crianças. Sempre na perspectiva de gênero, o espaço leva em conta toda sua trajetória histórica toda as barreiras que elas encontram para se empoderar. Por isso que o grande lema desse espaço é empoderar mulheres e acolher suas crianças”, esclarece a secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Macilane Gomes.

A princípio, por conta da pandemia, o serviço Amor de Tia Sul fará o acompanhamento apenas com as mulheres atendidas. Posteriormente, a partir do calendário de retomada das atividades estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), é que iniciará o acompanhamento normal com as crianças.

Além do Amor de Tia Rural, outras duas unidades do serviço também estão com obras em andamento: O Serviço Amor de Tia Sul I, localizado na Rua Mucuripe, Vila Santa Rita, que está com 80% da obra concluída e o Serviço Amor de Tia Norte II, localizado no Parque Firmino Filho, na Santa Maria da Codipi. As obras tiveram início ainda no mês de outubro e a previsão de conclusão e entrega do serviço é de quatro meses.

O Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças: Amor de Tia é projeto da Prefeitura de Teresina, coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), que atende mulheres em situação de vulnerabilidade e/ou violência, onde são desenvolvidas atividades que promovem a qualificação profissional, empoderamento feminino, além de estimular o desenvolvimento psicossocial de crianças de 1 ano a 2 anos e nove meses.

Fonte: Ascom