Prefeitura moderniza nove mil pontos de iluminação de Teresina em 45 dias

A Prefeitura de Teresina, por meio da Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), modernizou mais de nove mil pontos de iluminação em ruas e avenidas da capital em 45 dias. A previsão é de que, até o final deste ano, Teresina tenha mais de 99 mil luminárias de LED, beneficiando todas as regiões da cidade.

A substituição do equipamento, além de proporcionar mais conforto visual à população também vai gerar uma economia de até 70% na conta de energia. “Precisamos iluminar melhor Teresina e a determinação do prefeito Dr. Pessoa é que nós busquemos alternativas que reduzam o gasto público e, ao mesmo tempo, sejam mais eficientes para a população. Ou seja, soluções que tragam conforto, segurança e economia. É justamente isso que estamos fazendo”, explica o secretário da Semduh, Edmilson Ferreira.

Atualmente, oito equipes estão em campo realizando a substituição das luminárias de vapor de sódio por LED. O coordenador de Iluminação Pública da Semduh, Augusto César, ressalta que o trabalho de substituição está sendo realizado em todas as zonas da cidade. “Já atuamos em vários bairros, como, por exemplo, Ilhotas, Cabral, Marquês, Mocambinho, Vila Operária, Mafuá, Morro da Esperança, Santa Maria da Codipi, Parque Brasil, Monte Verde, Portal da Alegria, Aroeiras, Vale do Gavião e Centro. A iluminação do Centro, inclusive, está na meta dos 100 dias da nova gestão”, afirma o coordenador.

Serviço feito em etapas

Augusto frisa, entretanto, que a modernização do Parque de Iluminação Pública de Teresina é um serviço feito em várias etapas e pede que a população compreenda que, mesmo após a troca, alguns ajustes precisarão ser feitos.

“Primeiro, temos a elaboração do projeto depois esse projeto tem que ser aprovado pela Prefeitura, através da Coordenação de Iluminação Pública da Semduh, e depois começa o trabalho de campo. Nessa fase, estamos priorizando a substituição das luminárias existentes. Depois, passamos novamente para corrigir as situações adversas, como, por exemplo, um espaço maior entre um poste e outro, um poste torto ou a arborização, etc. Ou seja, depois de trocarmos as luminárias, vai passar uma equipe para verificar se está tudo de acordo com o projeto. O que não estiver será corrigido por uma terceira equipe. Por isso, é importante que a população tenha um pouco de calma, porque o serviço não acaba num dia só”, esclarece Augusto.

O coordenador garante que ao final das etapas a iluminação de Teresina ficará excelente. “Vamos ter iluminação de qualidade em todos os pontos da cidade. Vamos iluminar os pontos escuros, o que trará conforto para a população e sensação de segurança”, acrescenta.

Luzes acesas durante o dia

Augusto explica ainda que o sistema que está sendo implantado precisa de tempo para a consolidação das informações e programação. “Então, quando a gente termina de implantar numa avenida, ela fica 24 horas acesa para consolidar os dados, depois desliga automaticamente e começa a funcionar normalmente. Algumas pessoas têm reclamado das luzes acesas durante o dia e as reclamações são sempre verificadas. No entanto, temos essa situação que não é exatamente um problema, e sim uma necessidade do próprio sistema por algumas horas”.

Principais avenidas iluminadas

O coordenador enfatiza que em 2021 todas as luminárias já terão sido trocadas. Até o momento, algumas das principais avenidas de Teresina já foram contempladas, a exemplo da Higino Cunha, Joaquim Ribeiro, Marechal Castelo Branco e Barão de Castelo Branco. “Agora as equipes estão na avenida Senador Arêa Leão, Miguel Sadi e Amadeus Paulo e também na Ponte do Mocambinho, Alameda Parnaíba e avenida Santos Drumond”, afirma.

Contato com a população

O secretário Edmilson Ferreira destaca que a Semduh possui dois números para os quais a população pode registrar reclamações, como pontos apagados e demais problemas envolvendo a iluminação pública: 0800 280 4712 e 3234-8845. “Temos equipes trabalhando 24 horas por dia para solucionar os problemas que surgirem. Atender à população com celeridade é a meta da nova gestão da Prefeitura de Teresina”, finaliza.

Fonte: Portal PMT