Desafio #MoveTeresina entra em sua segunda fase com a realização de Workshops

O desenvolvimento do Desafio #MoveTeresina é uma importante iniciativa da Prefeitura de Teresina para melhorar a experiência do usuário e a qualidade de serviço do transporte público da Capital. Foto: Observatório do Transporte

O desafio #MoveTeresina deu início a sua segunda fase esta semana com a realização de workshops online para desenvolvimento de metodologias eficazes e orientação sobre gestão de dados. Em sua primeira fase, o desafio foi composto pela formação de equipes que tinham como objetivo pensar soluções digitais para o transporte público da capital. As onze equipes selecionadas para a segunda fase participaram dos workshops que acontecem de forma remota e contaram com a participação de mentores e profissionais que apontaram estratégias e auxílio na elaboração de projetos mais eficazes.

O projeto é coordenado pela Agenda Teresina 2030, um departamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), criado em 2017 pela Prefeitura Municipal de Teresina como estratégia de desenvolvimento sustentável a longo prazo do município.

“Saímos do campo das ideias e agora entramos no momento das equipes levarem em consideração os pontos como tecnologia e efetividade da ideia, essa é a chave que procuramos nessa fase dois.

O próximo passo é o desenvolvimento dessas questões que precisam ser e estar seguras e consolidadas para serem aplicadas”, explica Ricardo Colares, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Para a seleção do Workshop 2 foram considerados critérios como: viabilidade de prazo e custo para o desenvolvimento do protótipo na fase de contratação; facilidade de uso (usabilidade e acessibilidade); impacto dos resultados; capacidade de escala da solução e nível de qualidade e maturidade da proposta.

“Sempre pensei em buscar resolver problemas da sociedade. Mobilidade urbana é um tema que eu sempre quis abordar. A parte de transporte público é cercada de segredos, nos portais as informações são confusas. Quando apareceu o Desafio, nós vimos a oportunidade de trabalhar junto ao gestor, apoia-lo para que ele resolva os problemas e facilite a vida do público, ” afirma Duany Sousa, engenheiro de software, professor, pesquisador e integrante da equipe Jaegers, uma das equipes selecionadas para o Workshop 2.

“As equipes participantes aguardam agora a seleção para a próxima fase do desafio em que poderão desenvolver seus protótipos de forma completa. Ao final do Workshop 2, será feita a seleção de três a cinco ideias que serão financiadas para serem desenvolvidas no período de até 5 meses, por meio de financiamento de até R$ 60 mil reais”, explica Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

O desenvolvimento do Desafio #MoveTeresina é uma importante iniciativa da Prefeitura de Teresina para melhorar a experiência do usuário e a qualidade de serviço do transporte público da Capital.

Desafio #MOVETERESINA

O Desafio #moveteresina – Inovação Aberta para Soluções Digitais no Transporte Público de Teresina, foi pensado para atrair a criatividade, inovação, iniciativas empreendedoras e habilidades no desenvolvimento ágil de projetos. A proposta foi aberta à colaboração de todos aqueles que acreditam poder contribuir para o exercício da cidadania sob forma com ideias e soluções para a melhoria da qualidade e eficiência do transporte público de Teresina, considerando o contexto atual e futuro na forma de 7 desafios.

As propostas a serem desenvolvidas devem visar soluções digitais para os seguintes desafios: sistema de informação em tempo real; validação dos dados do sistema de transporte; medição dos indicadores de qualidade e desempenho; otimização da rede de transporte público coletivo; certificação dos serviços prestados; controle de cartões com gratuidade; acompanhamento financeiro dos contratos.

Fonte: Portal PMT