Alunos da Rede Municipal de Teresina se preparam para Olimpíada Brasileira de Astronomia

Os alunos das escolas municipais de Teresina já estão na expectativa para a 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As provas acontecem nos dias 27 e 28 de maio, fomentando o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e demais ciências.

No Programa Cidade Olímpica Educacional, a turma que estuda astronomia aproveita para revisar o conteúdo que deve ter destaque na competição. O objetivo é testar os conhecimentos na área, dentro de um desafio nacional, e ainda conquistar medalhas.

As aulas do Programa acontecem de forma online desde o ano passado. Os professores montaram um material de estudo exclusivo para a OBA e a MOBFOG, com revisões e simulados. A programação de estudos também é aplicada para os alunos de escolas municipais que não participam do Programa, mas toparam competir.

“Incentivamos os diretores a inscreverem seus alunos, porque é uma ótima oportunidade para motivá-los a estudar. Em busca do prêmio, os jovens passam a ter mais interesse, desenvolvem a capacidade competitiva e tornam-se mais ativos nas aulas”, conta a coordenadora de Astronomia do Programa Cidade Olímpica, Regina Ibiapina.

O evento conta com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas. Este ano, devido a pandemia, as escolas podem optar pela aplicação da prova no formato remoto.

Fonte: Portal da PMT