Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório lança programação da Semana Nacional de Museus

De 17 a 21 de maio, o Museu Municipal Arte Sacra Dom Paulo Libório terá ações como vídeos, exposição virtual e podcast, integrando a programação nacional em comemoração ao Dia Nacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. A 19ª edição da Semana Nacional dos Museus é uma ação promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e integrada pelos Museus do país inteiro e que em Teresina será lembrada com as ações que terá como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Para a diretora do Museu Municipal Arte Sacra Dom Paulo Libório, Fernanda Fernandes, apesar das dificuldades por conta da pandemia do coronavírus, o museu se reinventou, se adaptou e participa ativamente do evento de forma virtual. “A semana nacional dos museus não poderia ter tido um tema mais pertinente! Os desafios para que os museus se mantenham e ao mesmo tempo se reinventem durante e após a pandemia do Covid-19 são inúmeros! É necessário garantir que os museus continuem a ter um contato com o público mesmo que de forma não presencial. Cabe aos museus conservar e expor o patrimônio material e imaterial, criando condições para garantir tanto a preservação da memória e da Cultura, a educação e o lazer.”, reforça.

Abrindo a programação na segunda-feira (17), a partir das 18h, o Museu lança no seu Instagram (@museudompauloliborio) o vídeo de apresentação do Museu, que contará um pouco da história da casa, de seus espaços e da sua criação. Já no dia 19 de maio, uma exposição virtual é apresentada com o tema “Cruzes e Crucifixos” e pode ser acessada nas redes do museu e no seu canal no youtube (Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório) e finalizando a programação será o Bate-papo sobre os desafios e perspectivas do Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório como patrimônio histórico-cultural teresinense, que poderá ser acompanhado no youtube e também será lançado como podcast no spotify. As inscrições podem realizadas até do dia 21 de maio, podem ser feitas através das redes sociais do museu e terão certificação emitida pelo IBRAM.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Scheyvan Lima, apesar de desafiador, o momento é também de consolidar as atividades do museu de forma virtual e mostrar para a cidade que mesmo fechado por causa da pandemia, ele está se reinventando e a programação da semana de museus é um exemplo disso. “Após a interrupção do funcionamento dos museus, infelizmente, essa adaptação foi necessária. Mas podemos destacar como ponto positivo é que, em meio à pandemia, as pessoas poderão ter acesso às instituições e participar de atividades desenvolvidas mesmo daquelas que ficam distantes geograficamente. Isso graças à reorganização da equipe no intuito de manter o contato com o público”, reforça o presidente.

O Museu Municipal Arte Sacra Dom Paulo Libório é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Para mais informações sobre exposições, basta acessar o site cultura.teresina.pi.gov.br ou seguir as redes sociais do museu e da fundação.

Confira a programação:

17/05/2021

Vídeo de apresentação do Museu

19/05/2021

Exposição virtual Cruzes e Crucifixos

21/05/2021

Bate-papo sobre os desafios e perspectivas do Museu Municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório como patrimônio histórico-cultural teresinense.
Fonte: Ascom/FMC